O Professor Doutor Duarte Nuno Vieira acaba de ser reeleito, por unanimidade, como Presidente do Conselho Científico Consultivo (Scientific Advisory Board) do Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI). O Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) foi eleito para mais um mandato na última reunião deste Conselho, que aconteceu em Haia, na passada sexta-feira.
Durante esta reunião, este orgão elaborou e aprovou mais dois Procedimentos Operacionais Padrão (manuseamento forense de informação de médica e obtenção de evidências forenses por satélite e fotografia aérea) e analisou ainda “as intervenções operacionais forenses no terreno a desenvolver num futuro próximo, nomeadamente em África, no âmbito de alegados crimes humanitários”.
De acordo com uma nota da Universidade de Coimbra, o Conselho Científico Consultivo do Procurador do Tribunal Penal Internacional, presidido pelo Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira desde a sua criação, corria o ano de 2014, “integra 14 dos mais conceituados especialistas internacionais de diversas áreas forenses” e “tem por objetivo a prestação de aconselhamento científico em situações que envolvem as investigações e acusações a concretizar pelo Tribunal Penal Internacional em crimes humanitários de maior gravidade, nomeadamente crimes de guerra, crimes contra a humanidade e situações de genocídio”.
Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.
[mailpoet_form id="1"]