A sociedade de advogados MC&A prestou assessoria jurídica ao grupo japonês Mitsui, no âmbito da operação de aquisição da participação de 15% da construtora de autocarros CaetanoBus, que é agora detida por uma das principais empresas mundiais de comércio e investimento em conjunto com o grupo Salvador Caetano.
O sócio fundador da MC&A, Vítor Marques da Cruz (na foto), e os advogados Ricardo Nery, Luís Leão Neves e Marco Correia Gadanha acompanharam todo o processo, prestando apoio nas suas diferentes fases desenvolvidas no Reino Unido, na Alemanha e em Portugal.
Através desta nova operação, com a participação estratégica da Mitsui, a CaetanoBus terá a possibilidade de se promover e expandir a sua presença a nível mundial, com especial enfoque no mercado europeu e na Ásia.
De acordo com o comunicado do escritório de advogados, a empresa portuguesa de construção de autocarros tem apostado no desenvolvimento da mobilidade elétrica com a sua linha de autocarros eléctricos City Gold, comercializados por toda a Europa, e através da Cobus no segmento de autocarros de aeroporto, onde é líder mundial e para o qual começou, em 2015, a produzir unidades 100% elétricas.
“Foi um processo bastante desafiante, mas que de forma geral decorreu com grande naturalidade, tendo-se desenvolvido em várias etapas que tivemos oportunidade de acompanhar, com um envolvimento profundo em todas as questões”, referiu Vítor Marques da Cruz. O advogado considera ainda que “o resultado desta operação irá trazer grandes benefícios para a nossa economia, estamos a falar de uma parceria estratégica que trará mais investimento para uma nova unidade de produção, como já foi anunciado pela empresa, e potenciará a entrada da CaetanoBus noutros mercados, com todas as vantagens que daí advirão no que respeita às exportações e à criação de emprego”.
No âmbito da estratégia de desenvolvimento para a mobilidade elétrica e expansão para novos mercados, a CaetanoBus iniciou recentemente um processo de recrutamento para contratar novos colaboradores para a sua unidade de produção de Vila Nova de Gaia. O novo projeto fabril da CaetanoBus irá criar 80 novos postos de trabalho, afetos sobretudo às áreas de engenharia de produção.
Tendo registado um volume de negócios na ordem dos 55 milhões de euros no ano 2016, a CaetanoBus “apresenta-se como o maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal, exportando cerca de 90% da produção”, remata o comunicado da sociedade de advogados.
Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.
[mailpoet_form id="1"]