A equipa multidisciplinar de Ambiente, Energia e Recursos Naturais da Telles, liderada pela of counsel Ivone Rocha, está a apoiar a segunda edição portuguesa da Green Tech Challenge, que decorre até 21 de Março no edifício da Microsoft, em Lisboa.
A iniciativa internacional conta, na edição portuguesa, com 13 startups que apresentarão soluções inovadoras na área do ambiente e sustentabilidade a um conjunto de investidores com vista a uma injeção de capital que pode ir até aos 5 milhões de euros. A Telles aceitou o convite para ser parceira na expetativa de poder contribuir positivamente para o desafio através de duas equipas que trabalham complementarmente a área da economia verde nesta sociedade de advogados: o grupo de trabalho STARTUP@TELLES, e a equipa de Ambiente e Energia.
Para Ivone Rocha, advogada of counsel da Telles, “todos concordamos com a necessidade eminente de lutar contra o aquecimento global mas, na realidade, a maioria das pessoas ainda não está pronta para aceitar uma mudança no seu modo de vida. Um dos grandes problemas é o facto de estarmos a lidar com perigos que parecem abstratos e evasivos, porque é fácil para um Governo explicar a aplicação de um imposto para construir um hospital, mas torna-se muito difícil explicar a necessidade de investirmos dinheiro e recursos para assegurar a subsistência das gerações futuras.”
Na tarde do dia 20 de Março uma equipa da Telles, composta pelos advogados Ivone Rocha, Mariana Vilaça Fernandes e António Gaspar Schwalbach, terá como missão responder a dúvidas concretas das startups para os temas de Tax , Corporate e Ambiente, antes dos aguardados pitch que decorrerão no dia 21 de Março. No dia 21, a of counsel Ivone Rocha, keynotespeaker convidada, falará sobre a importância das startups na economia verde, tendo em conta o Compromisso para o Crescimento Verde em Portugal.
Martin Peterson, co-founder do Green Tech Challenge , comenta que “a nossa estratégia está de mãos dadas com a nossa filosofia – fazer dos negócios verdes, bons negócios. Há sem dúvida um lado filantrópico no nosso conceito do qual nos orgulhamos e satisfaz-nos igualmente contribuir para a evolução de ideias com potencial para negócios altamente rentáveis.”
Desde 2015, ano da fundação da empresa com um evento em Copenhaga, este conceito tem ganho uma dimensão global – em 2018 tem já agendados 9 “challenges” em diversas cidades europeias e a estreia na China – e já proporcionou a mais de 70% das startups participantes um investimento médio de cerca de 500 mil euros. O formato do evento não contempla uma competição, pelo que o objetivo é dar ferramentas a todas as startups para que possam desenvolver e melhorar os vários aspetos inerentes ao negócio e no Dia do Investidor estejam preparados para enfrentar os investidores, entre os quais Navas Angeles e Busy Angeles, ao estilo “Green Shark Tank”. Para além da TELLES, participam ainda parceiros das áreas de Direito de Ambiente e Energia, Marketing, Contabilidade, Tecnologia, Consultoria de Gestão e Relações Públicas, entre os quais a Microsoft, a J. Pereira da Cruz, a Canela PR, a Miranda & Associados, a BBS – Best Business Solutions, a WINNING Scientific Management e a FollowUs.
Frederik van Deus e Martin Peterson deram o mote para o primeiro evento, em 2015, que juntou startups, investidores e mentores, com o objetivo de que as startups apresentassem os seus trabalhos e contassem a sua história. Desde o primeiro evento em Copenhaga já passaram por cidades como Berlim, Helsínquia e Londres, tendo realizado o primeiro evento em Portugal no ano passado – com um impacto tão positivo que a empresa se mudou no início do ano da Dinamarca, onde nasceu o negócio, para Lisboa. Este ano a grande novidade é a chegada à China, com evento agendado para Shangai.
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