A VdA Academia organiza o V Encontro de Academias Corporativas, este ano dedicado ao tema “Formação + Avaliação = Retenção do conhecimento? – Evidências da teoria da curva de aprendizagem e novos modelos de formação”, no próximo dia 27 Novembro, no auditório da VdA, em Lisboa.
Para além dos habituais parceiros – CLOO® Behavioural Insights Unit e Colégio Doutoral Mente-Cérebro, conta este ano com a Porto Business School da Universidade do Porto (PBS) e ainda com a Visão como media partner, sendo que os debates, que se pretendem interativos, terão a moderação da diretora da revista, Mafalda Anjos.
No encontro, que se destina maioritariamente aos responsáveis e gestores de Recursos Humanos e Formação, procurar-se-á responder a questões que tanto inquietam quem trabalha nesta área: “Será que a aprendizagem proporcionada por formações de curta duração é duradoura?”, “Serão as formações para executivos um bom investimento por parte das organizações?“ “Será que os participantes em formação sem avaliação final retêm o conhecimento?”; “ Como podemos assegurar a transferência da aprendizagem para o comportamento no trabalho?”
Diana Orghian, da CLOO® Behavioral Insights Unit, abordará na sua talk “Aprender para reter: que dificuldades são benéficas no processo de aprendizagem?” a perspetiva das Ciências Cognitivas à aprendizagem e à transferência de conhecimento de contextos familiares para contextos inesperados e novos, assim como a importância do treino de recuperação, do feedback e do erro no processo de aprendizagem.
Paula Marques, da Porto Business School da Universidade do Porto, falará sobre “Como é que os Seres Humanos Aprendem”, focando-se em evidências científicas sobre o impacto dos sentidos e do inconsciente, a importância da avaliação, o fascínio que o nosso cérebro tem por histórias e o impacto das emoções na nossa memória.
Para Susana Almeida Lopes, Diretora da VdA Academia, “é fundamental dar a conhecer research científico sobre a forma como efetivamente aprendemos e que contraria muitas vezes as modas e algumas tendências atuais”.
À semelhança do que aconteceu nos últimos encontros, e que já valeram à VdA Academia o reconhecimento com o terceiro lugar no ranking do Financial Times Innovative Lawyers 2017, na categoria de Innovation in managing and developing talent, dá-se continuidade neste V Encontro à linha de aproximação entre as ciências (e, em particular, as neurociências), a psicologia e a formação.
Durante o encontro, será entregue pelo sócio fundador, Vasco Vieira de Almeida, o prémio Case Challenge VdA Academia, instituído em renovação do anterior Prémio Internacional VdA Academia, e que visa promover a discussão, entre equipas de estudantes de Direito, de um caso paradigmático e real sobre uma temática jurídica atual, promovendo o desenvolvimento, em simultâneo, da análise jurídica e de soft skills. Esta 1ª edição decorre a 26 Novembro.
Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.
[mailpoet_form id="1"]