Depois de oito anos como vice-presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio foi anunciado pela Universidade de Navarra como director da nova Cátedra Cuatrecasas de Estabilidade Financeira.
A Cátedra Cuatrecasas foi criada pela sociedade de advogados Cuatrecasas com o intuito de estabelecer colaborações com universidades para o desenvolvimento de qualificações académicas.
Para a Universidade de Navarra, e de acordo com o respectivo comunicado, a criação desta cátedra visa “estabelecer uma colaboração entre a Cuatrecasas e a instituição de ensino superior no âmbito da docência, da formação e da investigação, com foco específico na promoção e colaboração em actividades relacionadas com a política monetária, o sector bancário e regulação financeira”.
Durante a sessão de apresentação da cátedra que vai dirigir, Vítor Constâncio insistiu na necessidade de “reforçar a unificação bancária” e defendeu a “criação de um activo financeiro pan-europeu seguro.” Ao mencionar esse activo, Vítor Constâncio disse não se referir “a uma euro-obrigação de pleno direito, mas a um activo sintético baseado na dívida nacional e com apoio público parcial” o qual, além de “permitir a diversificação da carteira de investimento dos bancos, teria um papel crucial na integração do mercado monetário europeu. Propôs, também, que a “função de estabilidade fiscal” seja incluída no núcleo da política monetária europeia, incluindo um fundo de estabilidade “como o que foi proposto pelo Fundo Monetário Internacional”.
Além de dirigir a Cátedra Cuatrecasas de Estabilidade Financeira, o ex-vice-presidente do Banco Central Europeu integrará também o corpo docente do Mestrado em Banca e Regulação Financeira e dará algumas aulas da licenciatura em Economia como professor associado da Faculdade de Economia da Universidade de Navarra.
Desde 2017 que existe também a Cátedra Cuatrecasas-UNIR, estabelecendo a parceria entre a sociedade de advogados e a Universidad Internacional de La Rioja para o desenvolvimento de actividades ligadas à docência, investigação, divulgação e cultura em todos os graus académicos na área do Direito.
Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.
[mailpoet_form id="1"]